A ONIP representa entidades de classe, empresas e a cadeia de fornecedores de bens e serviços do setor de energia. Conectada com um mercado diverso e em transformação, tem como desafio ser o elo entre o mercado de petróleo e gás, e de outras fontes de energia, com as empresas brasileiras e internacionais, promovendo a melhora do ambiente de negócios, aproximações entre representantes dos vários níveis da cadeia produtiva, consolidando as demandas e os pleitos para encaminhamento às instâncias competentes.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira
Presidente do conselho de administração

Quem Somos

O objetivo da organização é ser o fórum natural para a construção de consensos que permitam ampliar competências, maximizar a participação da indústria nacional, estimular o uso da inovação para ganhos de produtividade e aumentar o desempenho exportador. A ONIP representa entidades, empresas do mercado e a cadeia de fornecedores de bens e serviços do setor de energia. Para tanto, a sua nova identidade, mais leve e conectada com um mercado mais pujante e diverso, traz os elos que unem o mercado de petróleo e gás ao mercado nacional e global. Mais próxima das empresas, a nova ONIP promoverá a melhoria do ambiente de negócios, a promoção de rodadas de negócios e encontros entre as empresas, ouvindo as demandas e os pleitos da cadeia produtiva.

História

Resultado do movimento “Compete Brasil” e do estudo elaborado pela PUC-RIO, que recomendou a sua criação, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo foi constituída em 1999 como a representante das empresas instaladas no Brasil, com atividades nos diversos elos da cadeia de valor do setor de óleo e gás. Semelhante a organizações de outros países produtores de petróleo, a ONIP é fruto da abertura do mercado ocorrida a partir de 1997, tendo, desde a sua criação, se dedicado a trabalhar consensos por uma política industrial abrangente, que contemplasse as ferramentas fundamentais para maior participação das indústrias brasileiras nos mercados de óleo e gás. Atualmente, diante dos novos desafios impostos ao setor de energia, a ONIP mantém seu compromisso de impulsionar a competitividade da indústria nacional, com o objetivo de maximizar sua participação nas demandas dos mercados de óleo e gás, e de outras fontes de energia, de maneira equitativa e sustentável.